0000-00-00

MotoGP: Vem ai mudanças no Mundial para 2018 e 20192

A Comissão de Grandes Prémios do MotoGP já deu a conhecer as novidades para os próximos dois anos.

As principais mudanças na classe rainha estão relacionadas com a realização dos testes. Para além da confirmação da datas dos ensaios oficiais da próxima época foi também decidido que a partir do próximo ano os pilotos ligados contratualmente às equipas não poderão testar durante a pausa de verão, que em 2018 será entre 16 de julho e 2 de agosto.

No que diz respeito ao período a seguir à pausa de inverno apenas três dos cinco dias de testes privados permitidos poderão ser utilizados antes dos Grandes Prémios, enquanto os restantes ensaios terão sempre de decorrer em pistas já visitadas na temporada pelo Mundial.

Para além disso as equipas passam a ser obrigadas a anunciar três circuitos que fazem parte do calendário, onde a qualquer momento os seus pilotos de testes podem rodar à excepção de quando faltarem 14 dias para a realização desse Grande Prémio.

Os pilotos de testes poderão também estar em pista durante três dias antes do início do primeiro teste oficial após a pausa de inverno e alguns pilotos de ensaios dos construtores poderão mesmo estar presentes nos testes oficiais.

Já para 2019 as equipas apenas terão à sua disposição dois dias de testes oficiais fora da Europa ao contrários dos três que vigorarão até ao final da próxima temporada.

Em relação aos testes privados com os pilotos ligados contratualmente às equipas estes continuarão a ter, a partir de 2019, à sua disposição cinco dias no entanto dois desses dias de trabalho terão de decorrer entre o último Grande Prémio de cada época e o dia 30 de novembro.

Os restantes dias de testes poderão ser utilizados a qualquer altura do ano e numa pista à escolha. Porém nunca poderão ser realizados num traçado que dentro de um prazo de 14 dias venha a receber um Grande Prémio. Evita-se assim a recolha de informação muito em cima de uma prova, o que poderia dar vantagens adicionais às equipas que testassem nessas pistas.